Um mar de gente! festa do Brasil em Newark bate recorde de público
Autoridades policiais calculam que 200 mil pessoas prestigiaram a festa nos dois dias
A epidemia do coronavírus tirou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, destruiu empresas e famílias, esvaziou os salões dos restaurantes e mesas dos bares. Os palcos ficaram desertos e os eventos esportivos foram privados da presença dos espectadores em todo o planeta. O prejuízo emocional e financeiro é incalculável.
Depois de muito esforço dos governos e cientistas, no entanto, a vida retomou ares de normalidade, apesar de o coronavírus ainda não estar completamente erradicado. Em 2022, as coisas começam a voltar para os seus devidos lugares.
Para os imigrantes brasileiros vivendo em diferentes países estrangeiros, uma das coisas que mais fizeram falta foi a celebração da independência. Em Nova York, por exemplo, o BR Day não contou com as grandes estrelas às quais os presentes estavam acostumados.
Já em Newark, a festa da independência brasileira atingiu o seu ápice, com um recorde de público e foliões se misturando a outras etnias, dando ao evento cores internacionais.
Segundo fontes da polícia de Newark, mais de 200 mil pessoas passaram pela Brazil Square, esquinas de Ferry e Niagara Street, em Newark, transformando o espaço num pedaço de Brasil.
O espaço, que ficou conhecido por Brazil Square em 2017, quando o governador Phil Murphy entregou a José Moreira uma placa de rua com a mudança simbólica de nome, viveu dois dias de glória e esplendor.
Os cantores Dudu Nobre e Léo Santana foram as grandes atrações do evento, dividindo o microfone com shows empolgantes no sábado e domingo, respectivamente.
Segundo o empresário José Moreira, CEO do Casa Nova Group, foi a maior festa brasileira de todos os tempos em New Jersey.
“Foi um público incrível. Já sabíamos que vinha muita gente, mas não contávamos que seria da maneira que foi. É muito provável que tenha sido a maior festa brasileira fora do Brasil em 2022”, disse, modestamente.
O cantor Léo Santana ficou tão empolgado com a resposta do público, que reivindicou uma volta já em 2023.
“Me chamem de volta! Isso aqui está bom demais”, disse.
Moreira não confirma se o cantor retorna na próxima edição, mas é bem provável que o sucesso do evento já esteja despertando nele o desejo de planejar o Brazilian Day de 2023.