Trofie al Pesto de majericão e agrião

Trofie é um tipo de massa curta feita com farinha e água sem a adição de ovos. Pode ser preparada em casa ou comprada pronta. Ela combina perfeitamente com o pesto, popular molho italiano feito com manjericão fresco, pinoli, queijo e azeite de oliva. Mas, para esta receita, acrescentei folhas de agrião e uma pequena quantidade de manteiga, deixando-o com uma cremosidade especial. Buono apetito!

Ingredientes: 4 porções

1 ½ xícara de folhas frescas de manjericão

1 xícara de folhas frescas de agrião

2 dentes de alho cortados em fatias

¼ de xícara de pinoli

¼ de xícara de azeite de oliva

4 colheres (sopa) de manteiga

⅓ de xícara de queijo pecorino ou parmesão ralado

Pimenta preta preferencialmente moída no momento, a gosto

3 litros de água

1 colher (sopa) de sal

500 g de trofie ou outro tipo de massa curta

Modo de Preparo

Coloque o pinoli em uma frigideira pequena, leve ao fogo moderado e deixe tostar até ficar levemente dourado. Transfira para outra vasilha e deixe esfriar.

Lave as folhas de manjericão e agrião sob água corrente e fria. Deixe escorrer e seque com papel toalha. Em seguida, coloque-as no processador junto com o alho, o pinoli e pulse até as folhas ficarem bem picadas. Acrescente o azeite, a manteiga, o queijo, a pimenta e processe rapidamente, sem deixar que fique pastoso. Reserve.

Em um caldeirão com a água fervente temperada com o sal, cozinhe a massa trofie até ficar al dente. Retire ½ xícara da água do cozimento e reserve. Escorra a massa e retorne-a para o caldeirão. Imediatamente acrescente o pesto e, aos poucos, a água do cozimento até atingir a consistência desejada. Se necessário tempere com sal.

Divida a massa em 4 tigelas individuais e sirva logo.

Sugestão: o agrião pode ser substituido por rúcula ou espinafre. O pinoli pode ser substituido por nozes levemente tostadas e quebradas grosseiramente

Dica: o pesto pode ser preparado no liquidificador e alternativamente em um pilão. Prepare-o com antecedência, coloque numa vasilha, tampe e guarde na geladeira por um a dois dias ou no congelador por até 3 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo