Sopa de Galinha com Aletria

Esta sopa é a tradicional e poderosa chicken soup (penicilina). Com poucos ingredientes, ela prova seus benefícios. Por ter um caldo fino e transparente, esta sopa deve ser preparada com massas delicadas, de cozimento rápido. Costumo prepará-la com “aletria”, uma massa de fios finos, utilizada para fazer sopas e doces. Para você que não aprecia nenhum tipo de massa, esta pode ser substituída por arroz integral cozido.

Ingredientes:

250 g de peito de frango sem osso e sem pele, cortado em cubos pequenos

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola média picada

1 talo de salsão sem as folhas, cortado em fatias finas

2 cenouras médias, cortadas no sentido do comprimento e depois em fatias finas

6 xícaras ( 1 ½ litro ) de caldo de galinha preferencialmente feito em casa

60 g de massa fina tipo aletria ou cabelo de anjo

2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere os pedaços de frango com o sal e a pimenta e deixe descansar em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos.

Em um caldeirão ou panela funda, aqueça metade do azeite em fogo moderado. Junte os pedaços de frango e refogue mexendo ocasionalmente, por 5 minutos ou até a carne ficar levemente dourada. Transfira para uma tigela e deixe de lado.

Na mesma panela, aqueça o restante do azeite. Acrescente a cebola e o salsão; refogue, mexendo eventualmente até a cebola murchar, sem deixar dourar. Junte o caldo de galinha e deixe ferver por 1 ou 2 minutos, adicione a cenoura e os pedaços de frango. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos, até a cenoura ficar macia. Acrescente a massa e deixe a sopa ferver por mais 3 a 4 minutos. Junte o suco de limão e a salsinha. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.

Sirva logo em uma sopeira ou tigelas individuais.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Cozinhe carcaças de galinha ou frango e faça seu próprio caldo. Sua sopa irá ficar menos transparente e muito mais saborosa. Se preferir caldo de galinha comprado pronto, escolha um tipo de boa qualidade.

Dica: A sopa pode ser cozida, sem a massa, até 24 horas antes de ser consumida. Poucos minutos antes de servir, leve-a ao fogo e ferva; acrescente a massa e deixe cozinhar até o ponto desejado. Tipos de massas indicadas para esta sopa: cabelo de anjo (aletria ou vermicelli), estrelinha, argolinha, noodles médios, etc.

Sirva logo em em uma sopeira ou tigelas indivíduais.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Cozinhe carcaças de galinha ou frango e faça seu próprio caldo. Sua sopa irá ficar menos transparente e muito mais saborosa. Se preferir caldo de galinha comprado pronto, escolha um tipo de boa qualidade.

Dica: A sopa pode ser cozida, sem a massa com até 24 horas antes de ser consumida. Poucos minutos antes de servir, leve-a ao fogo e ferva; acrescente a massa e deixe cozinhar até o ponto desejado. Tipos de massas indicadas para esta sopa: cabelo de anjo (aletria ou vermicelli), estrelinha, argolinha, noodles médios e etc.

 

http://www.omundoculinario.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo