Salada de couve-flor com tomates secos
Encontrei essa receita em uma embalgem de tomates secos. Na receita versão original, a recomendação é de que os ingredientes, com excessão da couve-flor, sejam misturados no processador, mas eu costumo picá-los separadamente, com uma faca bem amolada, e obtenho o mesmo resultado; uma salada saborosa e nutritiva de rápido preparo.
Ingredientes
4 a 5 xícaras de buquês de couve-flor
⅓ de xícara (50 g) de tomates secos cortado em pedacinhos ou picados
6 a 8 azeitonas verdes sem caroços picadas
3 colheres (sopa) de cebola roxa cortada em cubinhos ou bem picadinha
1 dente grande de alho amassado
½ xícara de maionese (uso maionese light)
Sal e pimenta-do-reino moida na hora
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
Em uma panela grande com bastante água fervente, cozinhe os buquês de couve-flor por 2 a 3 minutos, ou até ficarem al dente. Escorra e passe em água fria. Escorra novamente e deixe de lado para esfriar.
Enquanto isso, em uma tigela grande, coloque o tomate, a azeitona, a cebola, o alho, a maionese e misture bem. Junte a couve-flor e misture delicadamente. Tempere a gosto com o sal e a pimenta; adicione a salsinha picada. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Sirva em uma saladeira ou pratos individuais.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: O tomate seco, as azeitonas e a cebola podem ser picados também no liquidificador, ligando e desligando o aparelho, sem deixar que os ingedientes fiquem pastosos. Depois de picados, junte-os ao alho e à maionese em uma tigela grande. Azeite de oliva e suco de limão podem ser acrescentados à salada.
Dica: Você deverá obter uma salada com textura levemente crocante, portanto, fique de olho na couve-flor, não deixe que ela cozinhe demais. Depois de pronta, essa salada pode ser conservada coberta, na geladeira, por até 4 horas.
http://www.omundoculinario.com