Pâté Maison

Os patês ou terrines têm texturas e formatos variados e um de seus segredos mais importante é serem consumidos frios. Se você nunca preparou este tipo de pâté-terrine comece por este. Ele é fácil, simples e nem precisa de banho-maria para ser assado. Experimente, garanto que ele fará parte do seu cardápio especial.

Ingredientes

300 g de carne de vitela ou carne de peito de frango ou peru cortada em pedaços pequenos

200 g de tiras de bacon, picadas grosseiramente

2 dentes de alho, cortados ao meio

1 cebola pequena, cortada em pedaços

120 g de presunto defumado, cortado em pedaços

1 ovo grande

1 colher (sopa) de conhaque ou vinho branco

½ colher (chá) de noz-moscada ralada

1 pitada de canela em pó

½ colher (chá) de molho de pimenta ou 1 pitada de pimenta caiena (opcional)

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

1 folha de louro

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Reserve uma vasilha própria para patê ou terrine, ou uma forma de pão de forma com capacidade de (500 ml).

Em um processador, junte a vitela, o bacon, o alho e a cebola. Processe até ficar bem misturado. Acrescente o presunto, o ovo, o conhaque ou vinho e processe até o presunto ficar finamente picado. Tempere com a noz-moscada, a canela, o molho de pimenta ou a pimenta, caso esteja usando, o sal e a pimenta-do-reino, e misture bem. Transfira a mistura para a vasilha reservada, pressione firmemente, nivelando a superfície com uma espátula. Disponha a folha de louro no centro da mistura deixando uma parte visível para que possa ser retirada depois. Deixe repousar por alguns minutos para os sabores se juntarem.

Coloque a forma sobre uma assadeira e leve para assar, descoberto, por 45 minutos ou até que o patê comece a soltar dos lados e fique levemente dourado. Retire do forno e deixe esfriar. Cubra com papel-alumínio e coloque um peso de aproximadamente 500 g  por cima. Isso fará com que o patê fique compacto e fácil de fatiar.Coloque na geladeira por um dia para liberar o sabor.

Sirva como entrada, cortado em fatias, acompanhado de torradas, picles, geleias ou saladas de folhas com pepinos e tomates.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: O nome “vitela”, se refere a um novilho que tem menos de um ano. Carne mole própria para bife, pode ser usada para substítuir a vitela.

Dica: O patê pode ser batido, aos poucos, no liquidificador. Pedras pequenas ou sacos com arroz ou feijão cru podem ser usados para servir de peso. Depois de assado este patê pode ser mantido na geladeira por 4 a 5 dias.

http://www.omundoculinario.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo