Governadora de Iowa assina lei que permite que policiais prendam indocumentados no estado
Kim Reynolds, do Partido Republicano, sancionou lei que não permite que indocumentados com carta de deportação permaneçam no estado
Seguindo a cartilha do governador do Texas, Greg Abbott – que tenta na Justiça colocar em vigor a lei que autoriza a prisão de qualquer indocumentado que entrar ilegalmente no Estado – a governadora Kim Reynolds, do Iowa, assinou uma lei anti-imigrante nesta quarta-feira (10).
Reynolds, do Partido Republicano, sancionou uma lei que criminaliza estrangeiros nas seguintes situações: imigrantes que já tenham sido previamente deportados e reentraram pele fronteira; aqueles que entraram ilegalmente e estrangeiros que tenham carta de deportação em aberto. Além disso, a lei autoriza que policiais prendam imigrantes caso eles suspeitem que estejam no País ilegalmente.
A controversa lei entra em vigor no dia 1 de julho. “Aqueles que entraram no nosso País de forma ilegal, burlaram a lei e o presidente Joe Biden se recusa a deportar essas pessoas. Esta lei dá poder às autoridades policiais do Iowa a fazer o que o governo federal não faz: aplicar as leis imigratórias existentes”, disse a governadora.
Grupos favoráveis aos imigrantes do Iowa protestaram contra a medida. “Nós sabemos que pertencemos a este estado, Iowa é nossa casa e vamos permanecer unidos, defendendo nossas famílias”, disse o Iowa Migrant Movement em comunicado.
“Devo deixar o Iowa”?
Imigrantes indocumentados que vivem no Iowa estão apreensivos e preocupados com os desdobramentos desta lei, caso ela entre em vigor no dia 1 de julho. Eles iniciaram o movimento “Devo deixar o Iowa?”, por meio da organização Migrant Movement, que é muito atuante no estado.
Mais de 80 imigrantes se reuniram na livraria de Des Moines – cidade mais populosa do estado – para obter informações, tirar dúvidas e dividir suas preocupações. “Será que posso chamar a polícia se eu for vítima de um crime”, indagou uma imigrante em espanhol.
A presidente da ONG, Erica Johnson, disse ser muito triste que os imigrantes do estado estejam passando por esta situação. “É muito triste ver como esta lei está afetando nossos imigrantes, que estão com medo da polícia. Mas vamos lembrar que a lei ainda não está em vigor e vamos lutar até o fim para que seja bloqueada pela Justiça”, ressalta Erica.No Texas, a lei semelhante está bloqueada desde março pela Suprema Corte