Fila de espera de Green Card custa trilhões de ganhos à economia, afirma relatório

Cerca de 7,6 milhões de pessoas estão presas em filas para obter residência permanente legal

Os EUA estão perdendo bilhões em ganhos econômicos graças ao agravamento dos pedidos de green cards, de acordo com projeções do Centro de Política Bipartidária.

Cerca de 7,6 milhões de pessoas estão presas em filas para obter residência permanente legal – a maioria delas novos potenciais imigrantes nos EUA que estão presos fora do país.

A redução das barreiras do green card para os novos participantes e para os trabalhadores que já estão nos EUA com vistos temporários acrescentaria 3,9 biliões de dólares em ganhos ao produto interno bruto ao longo de 10 anos, estima o BPC num relatório divulgado em novembro.

“Estamos deixando trilhões em ganhos do PIB em cima da mesa ao não lidarmos com este problema”, disse Jack Malde, analista político sênior do centro para políticas de imigração e força de trabalho.

A maior parte desse crescimento econômico seria impulsionada pela adição de novos imigrantes a uma força de trabalho que luta com a contínua escassez de trabalhadores. O levantamento das restrições ao emprego para os requerentes de green card já empregados nos EUA também aumentaria a produtividade econômica, conclui o relatório.

Fontes de pendências

As quotas anuais sobre o número de green cards emitidos todos os anos e sobre a percentagem que pode ir para os imigrantes de qualquer país significam uma espera de décadas para países com elevados volumes de procura.

Na categoria baseada no emprego, apenas 140 mil vistos estão disponíveis, o que aumenta os longos tempos de espera para garantir o estatuto permanente dos trabalhadores da Índia e da China. E o limite de 226.000 vistos para a categoria familiar alimenta igualmente longas filas para candidatos a imigrantes no México e nas Filipinas.

Embora os atrasos no processamento tenham exacerbado os atrasos nos últimos anos, esses limites anuais representam a maioria dos imigrantes que aguardam para obter um green card. O Departamento de Estado e os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA determinam quando os imigrantes são elegíveis para solicitar green cards com base na data da sua petição de imigração e no número de vistos disponíveis.

Em resposta ao agravamento dos atrasos, os legisladores pressionaram este ano a administração Biden para permitir que os imigrantes com petições aprovadas apresentassem candidaturas no início do ano fiscal, permitindo-lhes obter emprego provisório e flexibilidade de viagens.

Fonte: Bloomberg News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo