Dois irmãos brasileiros são presos na Espanha acusados de vínculo com grupos terroristas
Os homens, que não tiveram seus nomes revelados, seriam responsáveis por disseminar na internet propagandas de radicalização, preparo de explosivos e manuais para assassinatos em massa
A Guarda Civil da Espanha prendeu na segunda-feira (27) dois irmãos brasileiros acusados por crimes de terrorismo e envolvimento com o Estado Islâmico. A investigação da polícia espanhola foi feita em parceria com a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), Polícia Federal do Brasil e o FBI dos Estados Unidos por meio de cooperação internacional. As prisões foram feitas em Estepona, Málaga.
Os homens, que não tiveram seus nomes revelados, seriam responsáveis por disseminar na internet propagandas de radicalização, preparo de explosivos e manuais para assassinatos em massa. Usando plataformas de mensagens instantâneas para fomentar apoio ao Estado Islâmico, eles divulgavam material sobre atividades terroristas realizadas em diversas localidades. Ainda não está definido se os brasileiros responderão pelo crime na Espanha ou se haverá pedido de extradição.
Em 2018, outro brasileiro, Kayke Luan Ribeiro Guimarães, foi condenado na Espanha a oito anos de prisão por afiliação ao mesmo grupo terrorista.
*com informações da CNN