Torta Valentine
A torta certa para todos aqueles que amamos!
Chocolate em pó para polvilhar
250 g de chocolate meio amargo picado
150 g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
1 colher (sopa) de licor de café (usei Tia Maria)
1 xícara (200 g) de açúcar
4 ovos em temperatura ambiente, claras e gemas separadas
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para decorar
Creme chantilly (opcional)
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente uma fôrma de 20 cm de diâmetro; forre o fundo com papel impermeável; unte o papel. Polvilhe com chocolate em pó e sacuda para retirar o excesso. Reserve.
Em uma tigela média, coloque o chocolate picado com a manteiga. Leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre, até derreter. Retire do fogo; acrescente o licor e misture. Deixe amornar.
Enquanto isso, em uma tigela grande coloque ¾ de açúcar, as gemas e o sal. Bata, em velocidade média até engrossar e quase dobrar de volume. Gradualmente, junte ao chocolate derretido e continue batendo até ficar bem misturado.
Em uma tigela grande, bata as claras em neve até formar picos moles. Aos poucos, acrescente o açúcar restante e continue batendo até formar picos firmes. Misture delicadamente a clara em neve na mistura de chocolate em duas adições. Coloque a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Leve para assar por 40 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 30 minutos. Desenforme em um prato liso e retire o papel. Espere esfriar completamente. Cubra e leve para gelar por 4 horas, no mínimo (ou de um dia para o outro).
Retire da geladeira, transfira para um prato de servir e peneire o açúcar de confeiteiro por toda a superfície da torta. Sirva em fatias com creme chantilly, se desejar.
Rendimento 6 a 8 porções
Sugestão: coloque um coração de papel no centro da torta antes de peneirar o açúcar de confeiteiro. Cuidadosamente retire o papel.
Dica: não deixe a torta assar demais, ela deverá ficar com uma consistência úmida. Licor de chocolate ou café forte cuado, podem ser usados em lugar do licor de café. A torta também pode ser coberta com glace de chocolate.